top of page

RESUMO DOS CURSOS 2024

O DESPERTAR DO ESPÍRITO

QUA: 13h50 às 15:10 h

Instrutores: Nelson Tavares e Laura Pinheiro 

AUDITÓRIO

Livro estudado:  O Despertar do Espírito - Divaldo Pereira Franco pelo Espírito de Joanna de Ângelis

“O Despertar do Espírito” é um livro maravilhoso, de autoria espiritual de Joanna de Ângelis e compõe sua Série Psicológica.

Como o título diz, é um aprofundado estudo do Espírito, passando pelas diversas etapas das experiências humanas durante a reencarnação, com todos os desafios psicológicos, emocionais e de relacionamento do mundo contemporâneo.

Quando um problema surge é um desafio que se apresenta como estímulo para o crescimento interior e para o aprimoramento do Ser imortal, o Espírito eterno. Mas como aceitar um problema como um desafio e não como um fator de depressão? Joanna de Ângelis analisa a situação e apresenta soluções para muitos  dos distúrbios psicológicos da atualidade, orientando o leitor a encontrar saúde emocional, psíquica e espiritual, de fundamental importância para se alcançar o equilíbrio e a felicidade.

AVE, CRISTO!

QUA: 17h às 18h10

Instrutores: Glória Gasparini e Eliana Jardim

Livro estudado: Ave, Cristo! - Francisco Cândido Xavier pelo Espírito de Emmanuel

 

“Ave, Cristo” é o quarto livro da coleção de romances de Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier. O livro relata a história de Quinto Varro e Taciano, pai e filho, na Roma dos Césares, por volta do ano 217.

O livro retrata a época em que o império dava sinais de decadência e desdobra questões morais, espirituais e históricas. Além de auxiliar muitíssimo no estudo da Doutrina Espírita, permite que o seu leitor conheça detalhes interessantes sobre personagens e momentos de contemporâneos de Jesus, por volta do ano 200.

Conhecer a fundo estes detalhes não é possível por meio dos livros de história, apenas pela revelação espiritual segura e honesta do Guia Espiritual de um dos médiuns mais respeitados de todos os tempos, Francisco Cândido Xavier.

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

SÁB: 15h30 às 16h40

Instrutores: Oliviane Martins e Simone Pereira

ON-LINE Google Meet

Livro estudado: Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec

 

Podemos dividir em cinco partes as matérias contidas nos Evangelhos: os atos comuns da vida do Cristo; os milagres; as predições; as palavras que foram tomadas pela Igreja Católica para fundamento de seus dogmas;  e o ensino da moral. As quatro primeiras têm sido objeto de controvérsias, porém a última parte conservou-se constantemente inatacável e é terreno onde todos os cultos podem reunir-se, estandarte sob o qual podem todos colocar-se, quaisquer que sejam suas crenças.

Muitos pontos dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros em geral, por si só, são ininteligíveis, parecendo alguns até irracionais por falta da chave que faculte-se lhes apreenda o verdadeiro sentido. As duas figuras – porta e chave – foram reunidas e comentadas por Emmanuel no livro Boa Nova: “Jesus, a porta. Kardec, a chave”

Neste curso estudaremos os ensinos de Jesus - a porta - através do “Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec - nossa chave - para alcançarmos a compreensão das mensagens e a aplicação destas no nosso dia a dia, na busca pela evolução moral.

AÇÃO E REAÇÃO

QUI: 20h às 21h10

Instrutores: Aurelius de Almeida e Joana D`arc 

Livro estudado: Ação e Reação - Francisco Candido Xavier pelo espírito de André Luiz

 

Durante três anos o Espírito André Luiz permaneceu na Mansão Paz, instituição sob jurisdição da colônia Nosso Lar, que atende espíritos sofredores de regiões próximas à Terra.

Acompanhado do amigo Hilário, o autor espiritual conhece diversos casos relacionados à lei de causa e efeito que confirmam como a atual existência terrena do ser é vinculada às vidas passadas, assim como as ações do hoje condicionarão sua realidade futura.

Com psicografia de Francisco Cândido Xavier, “Ação e Reação” descreve regiões inferiores da esfera espiritual e o sofrimento que atinge a consciência culpada após a morte do corpo físico, além de apresentar orientações sobre os débitos aliviados, os preparativos para a reencarnação, os resgates coletivos e o valor benéfico da oração.

LIVRO DOS ESPÍRITOS I

Instrutores:  Ricardo Koury e Marcus Vinicius

Instrutores: Glória Gasparini e Adriana Oliveira

QUA: 18h30 às 19h40

Instrutor:  Carlos Bonacossa e Marcus Vinícius

QUI: 20h às 21h10

Livro estudado: Livro dos Espíritos  - Allan Kardec

 

Este curso atende tanto a iniciantes quanto a pessoas que já se dedicam há muito tempo ao estudo da Doutrina. Ninguém pode desencarnar sem estudar, com profundidade e algumas vezes, esta obra magnífica pois é um livro transformador de vidas. Deve ser estudado e meditado diversas vezes ao longo de nossa encarnação.

Apenas para lembrar, o Livro dos Espíritos contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, as vidas presente e futura, e o porvir da Humanidade segundo os ensinos dos Espíritos Superiores, com o concurso de diversos médiuns reunidos e organizados por Allan Kardec. Vale lembrar também que estudar este livro no CEJA é pré-requisito para o estudo de diversos outros livros e assuntos mais avançados, tais como a mediunidade. Então não perca tempo, venha!

 

LIVRO DOS ESPÍRITOS ll

Instrutores: Isabela Henriques e André Monteiro

QUA: 18h30 às 19h40

Instrutores: Kadma Belfort e Diego Alves

QUI: 20h às 21h10

Instrutores: Janaina Duque e Lúcia Lago

SÀB: 15h30 às 16h40

Livro estudado: Livro dos Espíritos  -  Allan Kardec

 

Este curso é a continuidade do trabalho iniciado no Curso “Livro dos Espíritos I” e atende tanto a iniciantes quanto a pessoas que já se dedicam há mais tempo ao estudo da Doutrina. Ninguém pode desencarnar sem estudar, com profundidade e algumas vezes, esta obra magnífica pois é um livro transformador de vidas. Deve ser estudado e meditado diversas vezes ao longo de nossa encarnação.

Apenas para lembrar, o Livro dos Espíritos contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, as vidas presente e futura, e o porvir da Humanidade segundo os ensinos dos Espíritos Superiores, com o concurso de diversos médiuns reunidos e organizados por Allan Kardec. Vale lembrar também que estudar este livro no CEJA é pré-requisito para o estudo de diversos outros livros e assuntos mais avançados, tais como a mediunidade. Então não perca tempo, venha!

RELIGIÃO DOS ESPÍRITOS

QUI: 20h às 21h10

Instrutores: Ana Maria e Simone Pereira

ON-LINE Google Meet

Livro estudado: Religião dos Espíritos - Francisco Cândido Xavier pelo espírito de Emmanuel

 

Nele, Emmanuel interpreta e comenta questões do Livro dos Espíritos  (obra basilar do Espiritismo), durante os estudos realizados nas sessões públicas em Uberaba (MG), em datas diversas.

Ao final de cada estudo, Emmanuel traz sua interpretação da respectiva questão estudada naquela reunião.

Na apresentação do livro o próprio  Emmanuel nos fala da necessidade  do estudo metódico da obra de Kardec: " O primeiro livro da Codificação Kardequiana é manancial tão rico de valores morais para o caminho humano que bem pode ser considerado não apenas como revelação da esfera superior mas igualmente como o primeiro marco da religião dos Espíritos, em bases de sabedoria e amor, a refletir o Evangelho sob a inspiração de Nosso Senhor Jesus Cristo".

Fazer esse curso é uma excelente oportunidade de revisar o Livro dos Espíritos sob o foco do mentor principal de Chico Xavier - Emmanuel.

O Curso será ministrado pela ordem das questões estudadas.

SUPERANDO OS DESAFIOS AFETIVOS

QUA 17h às 18h10

Instrutores: Denise Reis e Ana Carolina Magalhães

AUDITÓRIO

Livro estudado: Superando os Desafios Afetivos: Iraci Campos Noronha pelo Espírito de Nise da Silveira

 

Esse curso visa o aprofundamento obra da dra. Nise da Silveira por meio da mediunidade de Iraci Campos Noronha, trazendo 12 profundas reflexões sobre desafios afetivos universais, ensinando como eles se desenvolvem na mente, por que ocorrem e a forma de superá-los. Através de apontamentos teóricos e indicações práticas interiorizantes, dra. Nise apresenta comentários sobre o essencial para uma vida psíquica saudável e o êxito da existência corporal. Em meio ao cotidiano atribulado pelos excesso de estímulos que arrastam a humanidade para fora de si mesma, cria-se um emaranhado de emoções e pensamentos desorganizados, e o livro “Superando os Desafios Afetivos” indica caminhos para que o bem e a paz sejam conquistados. Leve e direta, é uma obra que nos auxilia a cultivar uma mente sensível e receptiva às verdades mais profundas do Espírito para alcançar alegria e paz, desfrutando do amor de Deus em nossos corações.

amanhecer de uma nova era.jpg

 AMANHECER DE UMA NOVA ERA

QUI: 15h30 às 16h40

Instrutores: Daniel Puerari e Leila Brandão

 AUDITÓRIO

Livro estudado: Amanhecer de uma era - Divaldo Pereira Franco pelo Espírito de Manoel Philomeno de Miranda

Este curso refere-se à transição planetária pela qual passa o nosso planeta, não só do ponto de vista geológico mas especialmente com relação aos aspectos moral e espiritual.

Diz Miranda que o momento que estamos vivendo é decisivo em nossas vidas, que já convivemos com espíritos evoluídos, procedentes de outras dimensões, e que atendendo ao apelo de Jesus vieram à Terra para nos amparar e inspirar nesta transição.

Este curso responderá a algumas de nossas questões - como e quando ocorrerá a transição planetária? De onde vieram e virão os novos Espíritos? Eles serão diferentes de nós? Como será o processo de reencarnação deles? Eles nos ajudarão a vencer os obsessores? O que significam os transtornos mentais que a humanidade vivencia?  Como serão as reuniões mediúnicas no mundo espiritual? Como poderemos ajudar na nossa transição, e tantas outras perguntas que vocês quiserem fazer!

Neste trabalho Miranda comprova que a mediunidade e os médiuns são os agentes desta transformação e por isso a Doutrina muito tem a contribuir.

Se deseja conhecer um pouco mais sobre mediunidade e esse grandioso trabalho de renovação, venha estudar conosco!

OBRAS PÓSTUMAS

QUA: 18h30 às 19h40

Instrutores: Leila Brandão e Preciosa Signoretti

AUDITÓRIO

Livro estudado: Obras Póstumas - Allan Kardec

Kardec deixou escrito, de próprio punho em seus estudos guardados em sua casa, vários artigos que foram publicados em 1890, após seu desencarne. Artigos maravilhosos que certamente ele desejaria mais tempo para revisá-los e publicá-los. Seus escritos contam sua trajetória de trabalho, a descoberta do seu guia espiritual e também várias previsões que os Espíritos lhe comunicaram - algumas se confirmaram antes mesmo de seu desencarne. O diálogo que desenvolve com o Espírito Verdade é simplesmente lindo e descortina para nós a influência perniciosa do materialismo na música, nas artes, na beleza e no sentido da vida. Explica com sua lógica e bom senso o que são “as expiações coletivas” e a missão de cada um de nós na Terra.  Faz uma verdadeira ode sobre o orgulho e o egoísmo, em um convite comovedor para vencermos essa doença da alma.

Amigo e amiga, esperamos vocês para essa nova viagem com Allan Kardec e Jesus!

CONFLITOS EXISTENCIAIS

QUI: 14hh às 15h10

Instrutores:  Luzia Mathias e Thatiana Martins

AUDITÓRIO

Livro estudado: Conflitos Existencias - Divaldo Pereira Franco pelo espírito de Joanna de Ângelis.

CURA E AUTOCURA

QUI: 17h às 18h10

Instrutores: Jane Angelici e Carlos Bonacossa

AUDITÓRIO

Livro estudado: Serão usadas referências de diversos livros da Doutrina Espírita

O progresso, sendo inexorável, coloca o homem sempre diante de seus limites com o objetivo de promover a expansão da consciência de si mesmo e despertar o potencial cocriativo do filho de Deus, que todos somos.

Muitos de nós ainda desejamos a anestesia e não a consciência. É justo que se aliviem os sintomas, evitando sofrimento desnecessário e improdutivo, mas o processo educacional que liberta o indivíduo da ignorância e da dependência é fundamental no processo de reconstrução da saúde e na profilaxia das enfermidades do corpo e da alma.

Diz-nos o médico espiritual dr. Bezerra de Menezes:

“A medicina moderna, ainda eivada de enganos do materialismo, necessita de urgente e decisiva orientação de novos conhecimentos para que não se perpetue somente na produção de confortos orgânicos, uma vez que não sabe ainda se basear nos postulados do espírito imortal para edificar a verdadeira saúde. A doença pode ser entendida como um convite do corpo à sabedoria inata que há em cada um, manifestando o apelo ao reequilíbrio do ser perante a consciência ou a lei de Deus, bem como diante do seu próximo e do universo, com suas leis naturais".

Esse curso é um convite ao estudo das relações entre perispírito e saúde; a ação do pensamento na saúde e no adoecimento; o poder do perdão; a fé e a caridade como instrumentos de cura, refletindo as possibilidades do curador interno à luz do exemplo de Jesus e da consolação da Doutrina Espírita.

A GRANDE SÍNTESE ESPIRITUAL

QUI: 20h às 21h10

Instrutores:  Clóvis Noronha e Márcia Coronha

AUDITÓRIO

Bibliografia utilizada para o curso: Livros de Joanna de Ângelis, Sebastião Camargo, Pedro Ubaldi, Jorge Andrea e artigos e descobertas científicas relevantes.

O curso "A Grande Síntese Espiritual" integrará  autores consagrados que nos levarão ao entendimento da nossa jornada espiritual, conduzindo-nos às macro e micro visões da nossa existência, desde a pequenez das partículas subatômicas ao estudo do funcionamento orgânico do Universo.

Dando prosseguimento a tantas obras espíritas que nos chegaram por diversas vozes, em diferentes cantos do planeta, uma das obras utilizadas no curso será "A grande síntese", de Pietro Ubaldi, que é conhecido como o Evangelho da Ciência - uma das mais importantes revelações para todos os tempos. Nessa obra, o autor aborda assuntos ligados à ciência, à filosofia e à religião, trazendo a evolução do homem, passando pelos reinos mineral, vegetal e animal, chegando a um tipo de ser angélico.

Analisaremos a Evolução como base de toda a fenomenologia universal, como o progredir de uma essência que conduz a vida - o Espírito.

A reencarnação é vista como o princípio de expansão e de contração dos ciclos evolutivos, condição da lei de equilíbrio e consequência do princípio de indestrutibilidade e transformação do Espírito.

Venham conosco nesta jornada espiritual de regresso ao princípio de tudo à visão mais ampliada da vida e de nossa ainda misteriosa eternidade.

Esperamos por vocês com todo nosso entusiasmo!

AMOR, IMBATÍVEL AMOR + O AMOR COMO SOLUÇÃO

SÁB: 15h30 às 16h40

Instrutores: Carmem Guizze e Diego Rezende

Livro estudado: Amor, Imbatível Amor e O Amor como Solução - Divaldo Pereira Franco pelo espírito de Joanna de Ângelis

 

Este curso compreende duas obras da veneranda Joanna de  Ângelis, elaboradas após seus períodos de estudo com Carl G. Jung no plano espiritual, e trata de psicopatologias decorrentes da dificuldade do ser humano em abandonar os atavismos do primitivismo em direção à expansão de consciência e conquista de novos patamares evolutivos. Através da exposição e reflexão sobre temas atuais e atributos primordiais da essência do Homem em seu atual estágio, a autora nos convida à imersão no caminho do autoconhecimento, inexorável em face da decisiva etapa do processo de transição planetária vigente. 
Analisados os dilemas que postergam a ascensão pessoal, as obras apresentam valioso conteúdo, estabelecendo uma ponte espiritual entre as principais terapêuticas adotadas e o seu pilar principal: o amor como solução e libertação para todo o sofrimento do Homem na Terra. Uma vez que o indivíduo se torna consciente de si mesmo, através da reforma íntima e do trabalho na grande seara do bem, acresce pontos no quadro da evolução moral e espiritual da humanidade. Curso destinado a qualquer pessoa que deseje uma vida melhor hoje do que ontem!

paulo e estevão.jpg

PAULO E ESTÊVÃO

SÁB: 15h30 às 16h40

Instrutores: Luís Mário Duarte

AUDITÓRIO

Livro estudado: Paulo e Estêvão  -  Francisco Cândido Xavier pelo espírito de Emmanuel

 

Quem era Paulo de Tarso? Um fariseu fanático, obstinado perseguidor de cristãos e da nascente doutrina cristã? Ou um ser predestinado que, por determinação divina recebeu a dádiva da aparição de Jesus, em gloriosa visão às portas da cidade de Damasco, convertendo-se ao Cristianismo? A leitura deste livro nos mostrará toda a grandeza de Paulo de Tarso. Corajoso, intrépido e sincero que, arrependido pela postura radical que culminou no apedrejamento de Estêvão - o primeiro mártir do Cristianismo -, humildemente empreendeu uma radical revisão de conceitos e atendeu ao chamado de Jesus. Em algum ponto da vida todos recebemos um chamado do Cristo. Que temos feito? "Paulo e Estevão" fará você compreender como o amor apaga a imensidão das faltas cometidas.

MEDITAÇÃO CRISTÃ

SÁB: 13h30 às 14h

Instrutores: Luís Mário Duarte

AUDITÓRIO

 

Sem dúvida alguma é impossível enumerar todos os benefícios e vantagens da meditação, mas é fato que ela se mostra de enorme valia para todos aqueles que desejam o autoconhecimento e pretendem a reforma íntima.

Imagina promover essa meditação dentro de uma Casa Espírita, com ambiência absolutamente favorável ao contato com a Espiritualidade amiga que nos auxilia e socorre permanentemente? Então não perca essa oportunidade!

OS EVANGELHOS ORIGINAIS

SÁB: 14h às 15h10

Instrutores: Luís Mário Duarte

AUDITÓRIO

 

Este curso é ideal para aqueles que desejam se aprofundar no estudo do Evangelho pelo viés teórico mas também pelo viés prático. Com referências recorrentes aos textos dos evangelhos originais, este estudo levará o frequentador do Curso a reflexões de grande relevância para o autoconhecimento e a transformação da própria realidade.

GRUPO JOVEM

QUI: 20h às 21h10

Instrutores:  Ana Carolina Magalhães 

Livro estudado:

 

Estar encarnado neste mundo não é moleza mas sem sombra de dúvidas, quanto mais cedo aprendermos a compreender a Verdade em nós, com mais leveza passaremos por esta existência. E como está no Evangelho Segundo Espiritismo – “o que é a felicidade se não a calma em meio a tempestade?”. Por isto o trabalho juntos aos jovens para que, desde cedo, possam compreender o espiritismo, o cristianismo redivivo, não só como uma religião mas como uma forma de conhecer o mundo. Para isto, nos encontros abordamos assuntos atuais, do dia a dia da juventude, de forma aberta e consciente! Até porque, como disse o apóstolo Paulo: ”tudo nos é lícito mas nem tudo nos convém”. E esta compreensão é a grande chave para uma vida em harmonia com as Leis Divinas!

bottom of page